Deus está trabalhando para fazer com que as coisas acabem bem

Compartilhe

Muitos cristãos diriam instantaneamente “Sim!” E uma rápida olhada em Romanos 8:28 em muitas traduções da Bíblia parece confirmar sua resposta.

Mas é isso que Romanos 8:28 realmente significa?

ROMANOS 8:28 e sabemos que Deus faz com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

ROMANOS 8:28 e sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito.

Embora várias traduções possam nos dar uma visão diferente sobre isso (como as anteriores), não é necessário que julguemos as traduções ou aprendamos o significado das palavras gregas para perceber alguns fatos básicos.

Primeiro, se tudo o que aconteceu fosse bom para nós, então Deus nunca nos diria para resistir ou nos abster de nada. (E Ele faz!)

Portanto, nem tudo é a vontade de Deus para nós. Nem podemos considerar tudo como bom.

Então esse versículo não pode estar dizendo que tudo que acontece é bom, ou que vai causar bem na nossa vida. Em vez disso, como revelam as traduções acima, Deus está trabalhando para fazer com que as coisas acabem bem.

Sim, Deus é capaz de tirar coisas boas de situações ruins. Mas Deus deve receber o crédito, não as coisas ruins.

Se você acredita que Deus está fazendo tudo para o seu bem, Ele o fará. Mas isso não significa que Deus planejou ou desejou que coisas ruins entrassem em sua vida.

A Bíblia ensina que algumas coisas são ruins. O pecado é ruim. A doença é ruim. A pobreza é ruim. O egoísmo é ruim. Orgulho é ruim.

Deus é capaz de mudar as coisas e produzir coisas boas, mesmo depois que coisas ruins aconteceram? Sim!

Deus está sempre trabalhando para causar o bem. Mas isso não significa que tudo o que acontece é bom.

Sei que esse versículo é a pedra angular da fé de muitas pessoas. Para alguns, é realmente quase tudo em que acreditam. Este tem sido o conforto deles em tempos de dificuldade, quando eles não entenderam.

Mas precisamos crescer em compreensão. Só porque exigimos uma chupeta quando bebê não significa que devemos sempre usar uma.

Se todas as coisas cooperam para o nosso bem, então por que Deus nos diria para resistir ao diabo ou nos abster de certas atividades?

Deus está trabalhando o tempo todo para fazer as coisas ficarem boas para nós que pertencemos a Ele. Mas isso não significa que tudo o que vem é bom para nós. Não! Há coisas que devemos recusar. Há coisas às quais devemos resistir.

Nem tudo é bom e não devemos aceitar tudo como sendo a vontade de Deus. A Bíblia nos instrui para que possamos conhecer a vontade de Deus e resistir a tudo que não é da vontade de Deus.

Alguns podem pensar que coisas ruins realmente causam coisas boas, mas isso não é verdade. Todos nós conhecemos histórias de pessoas que, em meio a grandes problemas, se voltaram para o Senhor. Muitos usam esses relatos para afirmar que tudo funciona para o bem. Mas isso exige que você ignore o maior número de pessoas que se afastam do Senhor por causa de problemas.

Alguns foram informados de que sofrer coisas ruins é o plano de Deus para eles, para que de alguma forma outros possam ser ajudados. Mas a Bíblia ensina que Jesus já sofreu tudo o que era necessário para que as pessoas fossem abençoadas.

O resultado final para um crente que ama a Deus e confia nEle é que todas as coisas contribuam para o seu bem. Mesmo as coisas ruins que surgem em suas vidas se tornarão degraus para um nível mais alto, em vez de pedras de tropeço. Mas depende desse crente manter sua confiança no Senhor, amá-lo e permitir que Deus resolva as coisas. Não é automático.

Observe que Romanos 8:29 (o próximo versículo) é uma continuação do mesmo pensamento. O que está sendo dito em Romanos 8:28 é apenas parte da declaração. Para obter o entendimento correto, você precisa de todo o pensamento. Romanos 8:29 começa com “porque” ou “porque”.

ROMANOS 8:29 porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, para que seu Filho seja o primogênito entre muitos irmãos e irmãs.

O plano de Deus é que nos tornemos como Jesus. Coisas ruins estão acontecendo na terra porque a humanidade permitiu ao diabo e suas idéias um lugar aqui. Essas coisas ruins nos dão a oportunidade de vencer, de andar em amor e de nos tornarmos mais semelhantes a Cristo. Mas as coisas ruins não nos tornam mais semelhantes a Cristo. É somente quando nos voltamos para o Senhor (mesmo em meio a problemas) e permitimos que Ele trabalhe em nós, que somos transformados e nos tornamos mais semelhantes a Ele.

Multidões de pessoas experimentam coisas ruins na vida, que em vez de melhorar por causa delas, ficam amargas e piores.

Portanto, não interprete esta frase curta “todas as coisas cooperam para o bem” fora do contexto. Não inclui todos, apenas aqueles que amam a Deus, e é verdadeiro apenas em relação ao propósito de Deus em nos tornar mais semelhantes a Jesus. E isso não acontece por causa de coisas ruins, mas apenas quando amamos a Deus e confiamos nele mesmo quando coisas ruins acontecem.

DIGA ISSO: Eu amo a Deus e confio nele. Ele está sempre trabalhando para produzir o bem em minha vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.clmbrasil.com.br